TELEFONE:

(54) 3363-9600

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Responsável: 

VANUSA BERGAMASCHI

 (54) 3363 – 9600

Ramal: 213

E-mail: assis@engenhovelho.rs.gov.br

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social no município iniciou em 1993 com emancipação política administrativa através da lei 04/93 que criou o Departamento Municipal de Saúde e Assistência Social, o qual foi desmembrado no ano de 2013. Desde então contou com várias mudanças, aderindo a novos programas e projetos.
O quadro de pessoal do Departamento Municipal de Assistência Social assim está definido: Conta com uma Secretária sendo esta Vanusa Tabaldi Bergamaschi e uma Assistente Social sendo ela Ana Paula Dal Pupo Rigon.
Os principais serviços ofertados pelo Departamento de Assistência social:
Encaminhamentos para outras políticas públicas, a fim de garantir a universalização dos direitos sociais.
Atendimentos individualizados de acordo com a necessidade.
– Realização de documentos, tais como: estudos sociais, laudos sociais, solicitação de pedido de segunda via de certidões de nascimento, autorização de fotos ¾ para confecção de documentos como RG e CTPS, comprovantes de residência, dentre outros.
– Encaminhamentos de auxílios junto ao INSS.
– Concessão de benefícios eventuais conforme a legislação vigente.
– Visitas Domiciliares conforme a necessidade.
– Acompanhamento as famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
– Informações sobre o Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS.
– Apoio aos culturais e alusivos que o município promove.
– Organiza e Realiza a Campanha do Agasalho.
– Dentre outros.

CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS

Dentro da política de assistência social o órgão responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais é o CRAS que, atualmente conta com a Equipe de uma psicóloga Luana Dedordi, um assistente social Adir Alba e uma educadora social Caroline G. Carpenedo. Também integra a equipe um professor de educação física Charlei S. Floriano e uma auxiliar de serviços gerais Sandra Trombetta.
Os principais serviços ofertados no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS são o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família-PAIF e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV
Um dos objetivos do Programa de Atenção Integral a Família é o fortalecimento da função protetiva da família, compreendendo-a como o lugar do cuidado, proteção, aprendizado dos afetos. Visando materializar seus objetivos, o PAIF desenvolve ações individuais e coletivas (acolhida, ações particularizadas, encaminhamentos, oficinas com famílias, visita domiciliar e ações comunitárias), que precisam ser implementadas de forma articulada e requerem planejamento e avaliação. Atualmente são desenvolvidos em nosso município 05 grupos incluindo um na cidade e quatro na área indígena, de acordo com o cronograma de atividades definido mensalmente.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que também compõe a proteção social básica vem para prevenir a ocorrência de situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O serviço organiza-se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade. A formação desses grupos respeita as necessidades dos participantes, levando em consideração as especificidades do seu ciclo de vida. Portanto hoje são executados Grupos de Convivência nas escolas Estadual e municipal da área indígena totalizando dez grupos, além desses são executados para crianças, adolescentes e idosos quatro grupos no CRAS e Centro Municipal de Cultura.